O Partido dos Trabalhadores de Ariquemes realizou no domingo (1º de maio) na Associação dos Idosos do município, o tradicional almoço que é servido pelo partido em comemoração à data. Família petista e simpatizante da sigla participou do evento, que no entendimento do vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT/presidente da Câmara Municipal de Ariquemes), “representa a valorização das mais diversas profissões como: empresários, médicos, professores, e outros trabalhadores. Por isso, a importância de se promover essa união e termos a consciência de que eles (os trabalhadores) têm uma responsabilidade muito grande na construção do nosso País”
A homenagem do partido aos trabalhadores no município segue uma linha tradicional do PT no Brasil, que aproveita o simbolismo da sigla e da data para dominar em nível nacional, os palanques de eventos que comemoram o 1º de maio.
Em 1886, os milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as condições de desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada trabalhista de 13 para 8 horas diárias, mas não imaginavam que a greve por eles realizada no 1° de maio daquele ano, resultaria no Dia Mundial do Trabalho. Neste dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade de Chicago (Chile). A repressão ao movimento em Chicago foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Três anos depois, em memória dos mártires do 1° de Maio de 1886, das reivindicações operárias que se desenrolaram naquela cidade e tudo que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo, foi instituída a data, durante um Congresso Socialista em Paris, em 1889.
Fonte: Assessoria voluntária
Nenhum comentário:
Postar um comentário