Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ariquemes/Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, convida toda a comunidade escolar de Ariquemes para a II Mostra IFRO Cultural: Arte e Meio Ambiente, um diálogo possível.
Frente à degradação ambiental vivenciada por muitos segmentos do mundo moderno,  o Departamento de  Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ariquemes deseja repensar, junto à toda rede de ensino desta região, a educação necessária para a conscientização e sustentabilidade do planeta.
O Departamento de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/Campus Ariquemes, acredita que, para alcançarmos uma Educação desejável em nossa região, é preciso um efetivo diálogo entre todos os agentes educacionais envolvidos.
E, por isso, a II Mostra IFRO Cultural foi criada, para que possamos caminhar juntos em busca da formação plena de nossos alunos e, assim, promover o desenvolvimento desta Educação almejada em toda a região Ariquemense.
O evento acontecerá nas noites de 01 e 04 de Junho do ano de 2011, das 19h00min às 22h30min e contará com o envolvimento de toda a rede de ensino de Ariquemes, a Prefeitura Municipal, Representação Estadual de Ensino, SEDAM, Polícia Militar Ambiental, IBAMA, Casa do Artesão de Ariquemes, Pólo de Música Municipal de Ariquemes, bem como empresas privadas.
A intenção destes quatro dias de evento é contar com variadas apresentações artísticas – sob a temática Meio Ambiente – e, também, comunicações orais que possam contribuir e propor novas metodologias de Educação Ambiental e ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

3ª edição Sarau cultural

A cultura local esta em asserção no município, neste mês de maio a FUNCEL ofereceu a comunidade varias atividades. No próximo fim de semana dia 28 de maio a Prefeitura Municipal de Ariquemes realizará o 3º Sarau Cultural através da fundação de Cultura Esporte e Lazer. Na articulação a Biblioteca Municipal prepara a II edição da feira deTroca - troca de livros” onde agregarão varias atividades culturais no centro administrativo Dr. Carpintero, a partir das 19h30min, quem quiser participar pode levar um livro em bom estado e troca por outro de sua preferência que já dispõem de 400 livros para dar continuidade ao intercambio, mas quem quiser pode deixar um exemplar para aumenta à oferta de títulos.
            A diretora administrativa da biblioteca comenta que a troca de livros é fundamental para a construção do leitor, que ao ler, conseguimos ser pessoas informadas, pessoas conscientes, aprendemos novos conhecimentos e ter opiniões próprias. Sem dúvida, crescemos intelectualmente, no nosso sentido crítico, na nossa forma de pensar e até de agir, ainda conclui que a programação esta definida:

Ø  Exposição de livros usados;
Ø  Declaração de poesias;
Ø  O noivado no sepulcro (Édier Willian e Maria Rita);
Ø  Acadêmicos do curso de Matemática da Fiar com jogos matemáticos;
Ø  Palhaço TIM e Dum (Cia Teatral Nova Geração);
Ø  Academia de Letra de Ariquemes (ALARI), revelação do 1º, 2º e 3º lugar do I concurso Literário de Poesias.

Nas apresentações musicais está confirmado a presença de:

Ø  Raisa Souza da Silva – Alto Paraíso;
Ø  Rafael Vargas com apresentação do DVD “a luta dos pioneiros para viver sobre a terra própria”.
Ø  Max Monteiro – MPB;
Ø  Cia Teatral NOVA GERAÇÃO com a performance do Auto da Compadecida.
Ø  Paróquia São Francisco de Assis (setor 01) – apresentando “cantos reflexivos Católicos”.







quarta-feira, 18 de maio de 2011

História horrível!

Pais, de amor aos seus filhos, pois já não basta o sofrimento do dia-a-dia, tendo que crescer e viver a mercê da indignação clara que a educação no Brasil. Onde vemos os nossos representantes fazendo absurdos no poder, amanhece o dia e vemos estampados na manchete às barbaridades que vêem fazendo.
Além, disso tudo o que choca e ver pai pegar o filho para passar o fim de semana e expor ele a situação absurda, que é colocar o filho de 4 anos para praticar relação sexual. Que pai é esse que invés de educar abusa do filho? Provavelmente ficara com seqüelas para o resto da vida. Por essa e outras histórias devemos nos unir na campanha do combate a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que se intensificou no dia 18 de maio tendo essa data como dia marco, para sensibilizar a população para esse tipo de problema que aflige a futura geração do nosso país.
Abusar ou agredir uma criança ou adolescente é um ato covarde.
Para quem comete esse tipo de crime a pena varia de 1 à 12 anos de prisão! Se você souber de algum caso denuncie discando...




Ou 0800-6471311 (SOS CRIANÇA) grátis e anônimo.

Alunos da Casa Brasil realizam aulas práticas

 Alunos do curso técnico realizaram na ultima semana no centro cultural Lídio Sohn, a aula pratica de repórter cinematográfico e reportagem, no qual acompanharam apresentações de dança de vários estilos em homenagem ao dia das Mães.
A ansiedade dos alunos era tantas que pelos registros dá para ter noção, a dedicação e participação deles fora excelente, filmando, fotografando e tomando nota de tudo o que acontecia no momento de cada apresentação. Essa experiência a campo traz sempre bons resultados, pois assim os futuros profissionais podem ter o gostinho de como é a vida de um jornalista e repórter, que muitas vezes são necessárias horas para realizar uma boa matéria dependendo do grau da informação.
A instrutora e Jornalista Helena Lopes, atenta as perguntas dos alunos e esclarecendo as duvidas. Já o Cinegrafista Erlito Pinheiro orienta-os sobre: Enquadramento e a postura do profissional diante do publico e de que maneira são colhidas as imagens, buscando continuamente uma ótima resolução de imagens com bom aproveitamento. Ainda esclarece que o trabalho é realizado em equipe tanto do cinegrafista e repórter, pois a matéria exibida é de responsabilidade dos profissionais.

Rosângela Gomes - Diretora Cultural

No fim das apresentações os alunos cursista puderam realizar as primeiras entrevistas.

- Claro que a primeira vez acontece o imprevisto, mais afinal, qual foi o profissional que nunca passou por isso? Em conversa com os alunos sobre de como foi a pratica e de como se sentiram? Em resposta obtive o seguinte comentário: “Professor nunca pensei que fosse tão difícil fazer uma entrevista, pois achei que não iria conseguir. Eu fiquei muito nervosa, e tremiam tanto que pensei que o microfone fosse cair”.


Hoje, sexta-feira (13), a visita aconteceu na emissora, Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), repetidora da Rede TV no programa Fala Rondônia apresentado por Claudio Terremoto, à visita a emissora foi bem aproveitosa, podendo conhecer os softwares utilizados nos computadores e de como fazer as edições das matérias. Até mesmo como os trabalhos realizados na emissora que eles não conheciam como, por exemplo; o máster, essencial em qualquer canal de televisão que são operados por outro tipo de profissionais que são chamados de operado de VT.
  Para finalizar a visita a emissora puderam conversar com a repórter da rede Ana Claudia que os atendeu e respondeu as perguntas dos alunos. E após a essa visita participaram do programa local respondendo o questionamento do apresentador.


 






segunda-feira, 9 de maio de 2011

Empresa Destaque – Marttry Noivas

             Ariquemes terra de prosperidade... Na década de 1975, quando o INCRA iniciou a distribuição de lotes do então Projeto Burareiro, centenas de pessoas chegavam para colonizar os lotes de terras, na esperança de uma vida melhor. Muitos foram os colonizadores que deram a vida para o grande desenvolvimento do município que aqui começava, Ariquemes é um potencial no ramo agropecuário, industrial e comercial.
           Aqui, vários empresários conseguiram vencer as dificuldades, uma dessas pessoas e o senhor Benedito Ribeiro Valério e a senhora Eliane Correia da Silva. Valério é Ariquemense desde (4) quatro anos de idade quando aqui chegara com a família vinda de Foz do Iguaçu – Paraná; Filho de Pedro Ribeiro Valério e Maria Valeria. O casal trabalhar no ramo de decorações e alugueis de roupa para casamento, aniversario e fotografias. Há 36 anos vivendo no município tem histórias a serem contadas, bem como ele disse em off: “Ariquemes, já teve sua expansão elevada e no dias atuais vive constantemente preocupado com o rumo político”. Pois sabe ele que devido o crescimento de nossa cidade, estamos pagando caro por isso, tendo que trabalhar dobrado se quiser honra os compromissos.
            Enfim, após muitos desafios estão vivendo a melhor fase da vida profissional que é ver o reconhecimento dos seus esforços dos investimentos feito em sua empresa, situada na Alameda Piquiá, n 1752 – centro. Destaca que para chegar a esse nível contou com ajuda da sua mulher Eliane, que se empenhou para implantar a Marttry Noivas, sua determinação contagia os colegas que segui os negócios mostrando ser uma guerreira pronta para novos desafios.
            A Marttry Noivas tem novidades, com equipamento de ponta no estado de Rondônia, que é o Álbum encadernado, com modelo: Vincado e Panorâmico, de dois tamanhos; (20 X 25 e 40 X 60). Valério, busca investir nessa novidade esperando que os clientes aprovem essa novidade que vêem sendo feito para inovar e embelezar os registros únicos na vida de quem vai casar.
            Para finalizarmos a conversa com o empresário sobre a sua dedicação e inovação em seu estabelecimento conclui, que: “a única forma de tentar deixar um legado é viver e compartilhar com sua família os momentos que DEUS lhe proporciona ao lado dos filhos nos fins de semana”. E espera que um dia seus filhos possam continuar o legado... Pois sempre existirá um casal querendo unir-se e realizar uma recepção para seus convidados.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mães prestigiam evento cultural


fotos aluno(a) do curso de 
Rádio e Televisão ( Casa Brasil)
Aconteceu no centro cultural Lídio Sohn, as apresentações culturais da Academia Rosângela Dance, Forro com o professor Luciano e vários sorteio a mães presente, sempre com brincadeiras e descontrações. As mães presente acompanhados pelos filhos, assistiram as apresentações das alunas que abrilhantaram a noite com estilo e charme.

 
A diretora cultural Rosângela Gomes, diz: “essas serão varias as formas de incentivar a cultural local e espera que no futuro quem esteja à frente da secretaria de continuidade aos projetos que aqui estão sendo apresentados e afirma que os meses subseqüentes terão apresentações culturais, buscando a propagar o gosto pela arte, incentivando as crianças de hoje a participar mais”.

Além, das apresentações foram sorteados brindes para as mães presentes, o locutor oficial Roberto Bergmann sempre com elegância e charme realizou perguntas as mães, fazendo desafio a quem realizasse provas para ganhar os presentes oferecidos por empresas que colaboram doando celulares, sapatos, etc.

Na noite de desta quinta-feira a partir das 19h30min será oferecido às mães uma Noite de Beleza com as parcerias do Salão da Lucia Cabeleireiros que estará cuidando da beleza feminina e a Clara Estética irá proporcionar um momento único de relaxamento fazendo limpeza pele as mães. Incluindo a participação do grupo da Idade Viva.

confira as fotos do dia 04/05/2011 - as apresentações.












Professora Mãe


Professora...

Hoje, acordei pensando em minha mãe!
Mas, sei que onde ela estiver ela zela por mim.
Por isso quero de ti um abraço de mãe,
Porque tu me ensinaste a amar uma mãe que não conheci.
Vê-la todos os dias é pensar como seria minha mãe?
Teu gesto com meus colegas, meus irmãos!
Faz me senti em casa,
Perto de ti, você me ajuda a crescer e aprender;
Pois aqui quando cheguei recebi um abraço.
Já faz alguns anos,
Hoje quero te homenagear,
Quero te dedicar o mais profundo carinho de amor,
Amor de mãe que me deste...
Penso o que seria de mim se não fosse a tua dedicação como mestra?
Saiba, tu és, para mim o verdadeiro amor!


Amor que me confortou nas horas mais difícil de minha vida;
Nunca mais pude ter o mesmo carinho... Que tinha por mim.
Ao longo dos anos de meu crescimento tive outros professores,
Mas você professora foi a quem me confortou,
Sem saber que aquele menino frágil, magricelo, seria órfão!
Eu morava em um abrigo para crianças.
Ali conheci vários amiguinhos com a mesma historia;
Pais separados, abandonos, mortos por acidente,
Pais que rejeitavam os próprios filhos.
Muitos anos se passaram, mas não consigo esquecer você professora!
Sei que são varias se dedicando a educar,
Doando-se, a ensinar e compartilhar com seus filhos,
Educando diariamente a ler e escrever.
Professoras Ivonete,                                                    
Através de você quero homenagear as professoras Mães, parabéns!

Professoras a vocês DEUS deu o dom de amar e educar.

De: Erlito Pinheiro
Livro: Sentimento & Reflexões (em BREVE)